Campanha de reflorestamento

Campanheiros Leões plantando mudas de árvores em Petrópolis

Leões plantando mudas de árvores em Petrópolis

No sábado, 04 de junho, ocorreu a doação de 500 mudas de árvores dos Lions Clubes do Distrito LC-1 para a Fazenda Projeto Água, em comemoração a semana de Meio Ambiente. As árvores serão plantadas ao longo do ano por alunos de escolas participantes do programa de educação ambiental sobre reflorestamento. Desde 2011 que os Lions Clubes promovem plantio de árvores na fazenda, naquele ano o ex-presidente internacional de Lions Clubes, Win-Kun Tam, lançou uma campanha mundial para plantar um milhão de árvores em um ano. Porém, foram plantadas mais de 16 milhões de mudas. Ainda no sábado o Lions Clube de Nilópolis Olinda plantou 200 mudas no Parque Natural do Gericinó.

Palestra sobre meio ambiente

13307393_1345922758758243_7147263302155499052_nO CL Bruno do Nascimento fez uma apresentação sobre o trabalho como voluntário no Lions Clube de Petrópolis Itaipava, na Fazenda Projeto Água e nas Associações de Moradores em relação ao meio ambiente. Desde 2000 que tem organizado seminários, conferências, palestras, exposições de fotografias, exposições de pinturas, publicações, festivais estudantis da canção, concursos de redações, apresentação de vídeos, oficinas de reciclagem, campanhas de reflorestamento e premiações.

O CL Bruno lembrou os 15 anos do Projeto Árvore Nativa, realizado em 2001, que mobilizou mais de sete mil pessoas para escolher a árvore símbolo de Petrópolis. Na ocasião foi eleito o Ipê Amarelo, com 56% dos votos, no total eram sete árvores participando: Ipê Amarelo, Aleluia, Manacá da Serra, Fedegoso, Quaresmeira, Paineira e Mulungu.

Carbografite e Projeto Água

Projeto Água IIOs recursos para a instalação e manutenção da ONG Projeto Água são oriundos das firmas que compõem o Grupo Carbografite. Todos os produtos das empresas levam o selo do Projeto Água e parte desses recursos obtidos com as vendas são revertidos para a entidade. Além disso, toda a mídia da Carbografite está sendo investida na conscientização de como preservar a água. Isto significa que toda propaganda da empresa faz alusão a iniciativa, até mesmo os carros levam o selo do Projeto Água.

Através desta conduta a Carbografite espera que seus clientes e fornecedores passem também a adotar uma visão mais consciente em respeito ao meio ambiente, tornando-se parceiros da empresa neste sentido. Em razão deste trabalho durante a semana de meio ambiente a ONG Projeto Água e a Carbografite receberam dois prêmios. O primeiro foi concedido pela Firjan e ou outro pela Câmara Municipal de Petrópolis. O Lions Clube de Petrópolis Itaipava em anos anteriores já homenageou a Carbografite, A ONG Projeto Água e a engenheira agrônoma, Carolina Rodrigues com o prêmio Lions de Meio Ambiente.

Os Caminhos da Água

Leões participam do programa de Educação Ambiental

Leões participam do programa de Educação Ambiental

Durante a campanha de reflorestamento a apresentação da Fazenda Projeto Água foi feita por Sylvia Firmeza, diretora de comunicação, e pela bióloga,Nathália Papoula, que falou sobre o novo programa de educação ambiental: Os Caminhos das Águas, inaugurado no dia 29 de abril de 2016. Os companheiros dos Lions Clubes visitaram as novas ações. Entre os exemplos apresentados há o funcionamento de uma miniatura da Estação de Tratamento de Água, doada pela Águas do Imperador. O uso de uma planta aquática, o “Aguapé”, que atua como agente da biorremediação no tratamento da água. Uma “Roda d’Água” que produz eletricidade e um “Terrário” em que se pode observar o ciclo da água.

Homenagem póstuma

Pedro, filho do Paulo de Andrade, recebe a homenagem dos Lions Clubes

Pedro, filho do Paulo de Andrade, recebe a homenagem dos Lions Clubes

O governador do Distrito LC-1, CL Mauricio Eloy, entregou ao Pedro uma placa como homenagem póstuma a seu pai, Paulo de Andrade, falecido aos 72 anos, no dia 28 de maio. Paulo era o responsável pela Fazenda Projeto Água onde trabalhava há 48 anos. A longa carreira na fazenda começou aos 24 anos de idade, numa época em que ainda havia o cultivo de café. Permaneceu quando a propriedade passou a criar suínos, e continuou com a Carbografite. Era ele quem cuidava como nenhuma outra pessoa da Horta Escola e também fazia a manutenção do Jardim dos Sentidos. Uma pessoa simples, humilde, um agricultor. Alguém que com as mãos lidava com a terra para plantar árvores, colher frutas saborosas e verduras frescas.

Delegações mais distante e mais numerosa

Recreio dos Bandeirantes e Bangu recebendo os troféus de delegação mais numerosa e mais distante

Recreio dos Bandeirantes e Bangu recebendo os troféus de delegação mais numerosa e mais distante

A relação atualizada dos 23 Lions Clubes do Distrito LC-1 que participaram da campanha de reflorestamento na Fazenda Projeto Água com a doação de mudas:
LC Paracambi, LC Petrópolis Centro, LC Petrópolis Itaipava, LC Petrópolis Quitandinha, LC RJ Bangu, LC RJ Bonsucesso, LC RJ Cachambi, LC RJ Carioca, LC RJ Cidade Maravilhosa, LC RJ Copacabana, LC RJ Engenho Velho, LC RJ Ilha do Governador, LC RJ Ipanema, LC RJ Jacarepaguá,
LC RJ Lagoa Rodrigo de Freitas, LC RJ Leme, LC RJ Lins de Vasconcelos, LC RJ Maracanã, LC RJ Mater, LC RJ Princesa do Leme, LC RJ Recreio dos Bandeirantes, LC RJ Taquara, LC São João de Meriti.

 

Novos Associados

CCCLL Júlio Carvalho, Leandra Iglesias, Mauricio Eloy, Pulucena e Ângela Almeida

CCCLL Júlio Carvalho, Leandra Iglesias, Mauricio Eloy, Pulucena e Ângela Almeida

O governador do Distrito LC-1, CL Mauricio Eloy, foi o Dirigente Investidor da solenidade que empossou dois novos associados no Lions Clube de Petrópolis Itaipava. O casal Leandra Iglesias e Júlio Carvalho tiveram como madrinha a presidente de Divisão F1, CaL Ângela Almeida. Leandra Iglesias é psicóloga com 20 anos de atuação em prevenção e tratamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Júlio Carvalho é engenheiro agrônomo e produtor de Shiitake no Brejal. A localidade é conhecida como a maior área de produção de produtos orgânicos do Rio de Janeiro.

Campanha McDia Feliz

Sérgio e Neyle representando a Casa Ronald McDonald convidam para o McDia Feliz

Sérgio e Neyle representando a Casa Ronald McDonald convidam para o McDia Feliz

O casal Neyle Rossoni e Sergio Anachoreta, representantes do Rotary Clube Rio de Janeiro Grajaú e da Casa Ronald McDonald convidaram os Lions Clubes para participarem da Campanha  McDia Feliz. A atividade a ser realizada no dia 27 de agosto em todas as lojas da rede McDonalds é a maior campanha do país em prol de adolescentes e crianças com câncer. Essa ação envolve a sociedade, voluntários, franqueados, artistas e funcionários que estão dispostos a contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil. O McDia Feliz 2015 da Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro foi um sucesso, mas o que será realizado em 2016 há de se tornar INESQUECÍVEL! Para isso, é necessário contar com o apoio de todos os companheiros Leões. Vejam o vídeo, abracem a causa e comprem muitos tíquetes antecipados! Vamos transformar Big Mac em sorrisos!

Agradecimentos

CL Mauricio Eloy, CCaLL Márcia Volpato e Francisca Talarico

CL Mauricio Eloy, CCaLL Márcia Volpato e Francisca Talarico

A solenidade de posse de novos associados foi presidida pela CaL Márcia Volpato, tendo com o dirigente investidor o governador do Distrito LC-1, CL Maurício Eloy e a presença da vice-presidente do DMLC, CaL Francisca Talarico. A CaL Márcia agradeceu a cessão do auditório a representante da ONG Projeto Água, Sylvia Firmeza, assim como a palestra do CL Bruno e da bióloga Nathália Papoula, a presença de todos os Companheiros Leões e aos moradores de Nogueira, na pessoa do Rodrigo Amaro. Agradeceu também a excelência do almoço que deixou a todos satisfeitos. Salientou que a campanha só teve o êxito merecido em virtude da participação dos Lions Clubes.

Oração Ambientalista

Na abertura da solenidade de posse a CaL Pulucena proferiu a Oração Ambientalista

Na abertura da solenidade de posse a CaL Pulucena proferiu a Oração Ambientalista

Ó Deus, de infinita bondade e sabedoria.
Partilhar com que me foi oferecido é o sentido desta humilde louvação.
Que eu seja constante e fiel na preservação da natureza; um bem maior e fecundo, dádiva em sagrado ofertório.
Quero estar, em perfeita harmonia com o verde de nossos campos, com animais, vegetais, e outros seres e que, não me falte à ausência do natural com destinação saudável, proveitosa e dignificante.
Que eu seja um personagem de Tua vontade, herdeiro que sou de Tua benesse santificada, fiel ao sentimento de Tua solidária e abundante oferta que recebi.
E, rogo-Te dá-me a graça perene para Homenagear-Te.

 

Texto: Sidônio Fernandes, advogado ambientalista.
A oração foi chancelada pelo Papa

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *